sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PAVÃO MISTERIOSO

Pavão misterioso, pássaro formoso/ tudo é mistério nesse teu voar/Ah, se eu corresse assim, tantos céus assim/Muita história eu tinha prá contar/Pavão misterioso nessa cauda aberta em leque/Me guarda moleque de eterno brincar/Me poupa do vexame de morrer tão moço/Muita coisa ainda quero olhar/.Pavão misterioso, meu pássaro formoso/No escuro desta noite me ajuda a cantar/Derrama essas faíscas, despeja esse trovão/Desmancha isso tudo que não é certo não/Pavão misterioso, pássaro formoso/Um conde raivoso não tarda a chegar/Não temas minha donzela/ nossa sorte nessa guerra/Eles são muitos, mas não podem voar. "Pavão Mysterioso", tema da novela Saramandaia. Letra e música realizada no tempo da repressão e ditadura militar no Brasil. Gravada em 1974 e o grande público teve conhecimento em 1976, após a música ser incluida como abertura da novela/folhetim eletrônico Saramandaia. Esta música possui mais de 20 (vinte) regravações, é considerada sagrada pelos Indios do Xingú nos rituais religiosos, tem regravações na Europa orquestrada por Paul Mauriat; por grupos chilenos - Inti-Aymará e Nacha, por Elba Ramalho, Ney Matogrosso, por bandas de Rock e Maracatús e muitos outros. A composição seria mais tarde adotada como hino do orgulho GLS. Também utilizada por outros tantos como hino à liberdade, a beleza humana e sua capacidade de realizar a vida acima das aparentes impossibilidades. Todos estes fatos ampliam a música em todos parâmetros,.e a coloca como uma das fundamentais na obra de Ednardo, junto a outras,tais como: Terral; Ingazeiras; Beira-Mar; Artigo 26; Enquanto Engoma a Calça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.