Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo. O termo "Folklore"(folk=povo;lore=saber),foi proposto pela primeira vez pelo antropólogo inglês Willian Jonh Thomas,em 22 de Agosto de 1864,quando sugeriu,em artigo publicado numa revista que fosse dado o nome de Folklore a tudo aquilo que abrangesse as "antiguidades populares";solicitando a cooperação para o levantamento de dados sobre os "usos e costumes tradicionais" do povo.Decorreram vários anos para que a proposta formulada pot Thomas fosse aceita e somente em 1878,ao ser fundada a Sociedade de Folklore em Londres,foi finalmente confirmada a designação Folk-lore.
O dia 22 de Agosto passou a ser considerado o dia do folclore porque foi a data em que a palavra foi publicada pela primeira vez,na Inglaterra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.