segunda-feira, 3 de agosto de 2009

NAMASTE.

Namaskar ou Namaste é como os indianos se saudam e saudam a mim no Orkut,respondo-lhes da mesma forma,é um ato de respeito a verdade do outro,é um ato de irmandade como seres místicos que somos.O gesto do Namaste quer dizer:ODeus que há em mim,sauda o Deus que há em você.Entre eles,isto tem uma conotação de politeísmo,mas entre eles e eu,tem uma dimensão muito especial.Estamos admitindo,que acreditamos que ninguém dar ou tira Deus de ninguém,Ele já está em cada ser que Ele criou,e quem sabe,da maneira que Ele queira estar.A um princípio folsófico que diz:"è mais fácil dizer aquilo que Deus não é,do que aquilo que Ele é."Eu sou uma mulher místicae só não percebe quem nunca observou;embora seja ocidental,minha alma é oriental,asíatica,voltada para uma espirutualidade arraigada no legado místico que essas culturas deixaram para nois.O silêncio e a meditação é uma das coisas mais dificeis na nossa cultura ocidental,permeada de uma verdadeira poluição auditiva,visual e verbal.No final das contas ,nois escutamos,mas não ouvimos,vemos,mas não enxergamos,falamos ,mas não dizemos.Nessa nessecidade do homem ocidental,de estar sempre em comunicação insessante com tudo e todos,falta-lhes o espaço do 'silêncio interior",e há quem diga que se alguém estiver calado,esta aprentando algum sintoma de desajuste mental.Nois bucamos tanto falar com Deus,mas não lhe damos o espaço nesessário para ouvi-lo,pois Deus não fala na ansiedade,é preciso a disciplina do calar pra poder ouvir,e assimilar os sinais que Ele nos envia.Deus é pura comunicação com todos os seres,todos o revela,Ele se revela em todos,sem nessariamnte,eu ser panteísta.Não há um iluminado ou iluminda,de qualquer religiaão que seje,que eu não o admire,vejo nestas pessoas um canal,uma ponte,onde Deus se revelou aos homens de alguma forma.Tenho uma admiração toda especial pela India,uma atração além da minha própria compreensão,um DJAVU,por asim dizer.aquela sensação que tudo aquilo me é familiar.Há quem pense que os indianos que chegram no meu orkut,um após outro ,sem eu nunca ter conidado nenhum,seje por intermédio da novela Caminho das Indias,mas há anos que estudo um pouco da cultura deles,e desde sempre,que tenho uns rituais muito próximo aos deles,como o de ficar de pé, voltada para o sol nascente.Eles me tem tanta atenção,respeito e consideração,a ponto de me comunicar sua ausência por questões de trabalho ou viagens.No meu aniversário fizeram as mais carinhosas homenagens,e foi este respeito e esta fidelidade,que me levaram a preparar um espaço para eles,com algumas coisas da sua pátria e religião. Infelizmente a intolerancia,é a grande responsável por desavenças de grandíssimo a pequeníssimo porte,e é possivel as pessoas intragirem umas com as outras,sem nesessariamte se anular perante as outras,se misturar,e ainda assim,conservar a sua essência.Concluo o meu diátio virtual deste dia,com frases demdas mais incrivel"persona"que a mãe India nos deu,Rabindranath Tagore. .O homem mergulha na multidão para afogar o grito do seu próprio silêncio. .Que é isto que aperta meu peito? Minha alma quer sair para o infinito ou a alma do mundo quer entrar em meu coração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.