sexta-feira, 28 de agosto de 2009

"PORQUE CANTAR PARECE COM NÃO MORRER"

A arte é uma expressão de vida,da vida e de sobrevivência da mesma.Certa vez,Beethowen chegou a dizer"Foi a música quem me salvou,e tão somente ela";e o que diria Vincent Van Gogh que chegou a pintar cerca de 80 telas em um mês,sob o céu aberto,sob o sol que castigava sua pele clarissima...Para alguns,a salvação continuou através da dança,literatura,arquitetura,escultura e o cinema(a sétima arte).Uma música do cantor cearence Ednardo,sempre me foi doce e alegre aos ouvidos;a conheço desde o tempo em que o artista se apresentava no programa Almoço Com As Estrelas,apresentado aos sábados pelo casal Airton e Lolita Rodrigues.No entanto,só agora,a mesma vem tomar uma proporção bem maior em minha vida,e vai além de melodia agradável,e perpassa para um plano de salvação mediante a crise existencial que bate a porta de todo nois ,vez por outra.O Título da música,chega a ser simplório demais,em relação a proposta do compositor,que partindo duma cena cotidiana de um homem sozinho,que precisa engomar as calças,vai desenrolando um enredo da vida de um artísta que precisa viajar e se torna difícil estabelecer relações afetivas,contudo ele é consciente da sua arte,arte de cantar,e isso se torna sua tábua de salvação sob todos os aspectos.Ednardo diz:"porque cantar,parece com não morrer,é igual a não se esquecer,que a vida aqui tem razão".Como não englobar,esse artista no mesmo contexto de Beethoven e Víncent Van Gogh?Eu também,encontro na música e na escrita,um sustentáculo,uma forma de prazer,de viver e sobreviver,de encontrar um sentido de existir,e quando canto,seja sozinha ou para alguém,eu me sinto transcender às barreiras de tempo e espaço,e passo a apreciar a vida,de sobremaneira que se pudesse,cantaria por toda a eternidade...talvez, o "parece com não morrer",seja exatamente isto que quiz dizer Ednardo.
Enqunto Engomo A Calça(José Ednardo da Costa de sousa Soares).
Arrepare não/ mas enquanto engoma a calça eu vou lhe contar/Uma história bem curtinha fácil de cantar/ Porque cantar parece com não morrer/É igual a não se esquecer/Que a vida é que tem razão/ Esse voar maneiro foi ninguém que me ensinou não foi passarinho/foi olhar do meu amor me arrepiou todinho/ e me eletrizou assim quando olhou meu coração. Ai, mais como é triste/essa nossa vida de artista/Depois de perder Vilma prá São Paulo/perder Maria Helena Pro Dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.