segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Trabalho Voluntário.

Tem muitos anos que realizo trabalhos voluntários,e quero fazer isso pelo resto da minha vida,e sei que no entardacer dos meus dias,ainda vou olhar para dentro de mim e dizer que poderia ter feito mais pois sei que realmente posso.Quem assistiu o filme A Lista De Shindler,lembrará do momento em que os judeus arrancam seus próprios dentes com coroa de ouro,derretem e confeccionam um anel,e neste,gravam uma frase do Talmud que diz:Quem salva uma vida,salva o mundo inteiro.Ao receber este presente,o alemão que ludibriou o nazismo e comprou 613 vidas,caiu em prantos,olhou para seu carro e fez as contas de quantas vidas poderia salvar caso tivesse se desfeito dele,olhou para seu terno alinhado e chegou a mesma conclusão.Retomando a frase do Talmud,de que salvar uma vida é salvar o mundo inteiro,é porque para Deus a minha e a sua vida é tão importante quanto o mundo inteiro.Há tanto o que fazer,em todos os cantos do mundo,sob todos os aspectos,pois em toda parte há um vida pra salvar.São tantas as maneiras de salvar uma vida e no mais amplo aspecto do ser humano:corpo,mente e alma.Me realizo demais nos trabalhos sociais bem como de ouvinte ou confidente de gregos e troianos.Lembro de uma vez,que ia para o meu trabalho,ás 06:30hs da manhã,quando um homem(hoje já falecido),me abordou no meio da rua e pediu que eu o ouvisse,nem que fosse por cinco minutos;ele chorava bastante e desabafava,e os minutos se passavam e eu já sabia que iria ter problemas com o meu chefe e colegas de trabalho,mas naquele momento eu fiz uma escolha,escolhi colocar a pessoa humana em primeiro lugar,porque lá no trabalho,havia quem me substituísse,mas naquele situação era eu quem estava ali,para aquele momento.Passaram-se quase uma hora e fiz o que pude,mas eu não tinha ideia da minha ação ;pois o mesmo era um suicida e já havia adquirido os meios para ceifar a própria vida.A única coisa que pode no momento ,entreter um suicida,é conversar com ele,e deixá-lo certo de que há alguém que se importa com ele permitir que o mesmo deixe fluir todo o desespero que traz dentro de si.Eu ainda fui para o trabalho e dei outra justificativa,observei o as "caras feias",mas faria tudo outra vez.Se naquele dia,ouvir aquele homem salvou a sua vida,foi um dia de muito valor,para Deus,para o mundo e para mim.Já fui mais ativa,e hoje me pego saindo pela tangente,dizendo que não tenho tempo,o sol ta quente,estou cansada... O tempo que estive com minha filha no hospital,percebi o quanto poderia fazer de bom pelos doentes,se eu doasse 2 horas por semana para chegar junto a alguém sobre um leito e perguntar algumas coisas,e ouvir algumas coisas e cantar algumas coisas e levantar a auto-estima(quase toda pessoa doente,também padece de baixa-estima).Depois,há um versículo que diz:A quem muito se deu,muito se exigirá.Reconheço em mim,habilidades que foram dadas para serem exigidas.Passo horas lamentando sobre minha solidão de mulher separada,da cama vazia,de não ter alguém a quem chamar de meu,e ouvi-lo me chamar de minha,eu sou humana e careço das mesmas coisas que todos carecem,mas eu bem sei,que poderia amenizar estes momentos produzindo algo para os outros e consequentemente para mim.è no trabalho voluntário,onde posso me encontrar com o melhor de mim mesma,onde a vida parece ter mais sentido. "Tu pouco dás quando dás de tua posses.È quando dás de ti próprio que realmente estás dando.È belo dar quando solicitado;é mais belo ainda dar quando não solicitado,dar por haver apenas compreendido." (Gibran Khalil Gibran).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.