domingo, 23 de agosto de 2009

LENDA DA CARIBAMBA

Conta a história de uma menina chamada Rosabela, ela era sonâmbula toda noite ela ia para janela escuta o canto da caribamba. Sua mãe ficou muito preocupada,e mandou ela passa uns dias na com a tia que morava a beira mar, mais quando Rosabela voltou para casa, no meio da noite ela levantou-se abriu a porta e saiu em direção o lago onde estava a caribamba, e entrou na água e foi afundando até sumir depois desse dia nunca mais ouviu-se fala dela.
Embora a minha infância tenha sido marcada pelas inúmeras assombrações que noite adentro vinham perturbar meu sono depois de ter escutado tantas histórias dos " mais velhos";havia também as coisas hilárias,por parte da minha mãe,uma,era um Papa Figo que sempre estava a rondar por perto de casa,e outra era ela tentando a todo custo me convencer de que na lua,podia-mos ver "direitinho",São Jorge,montado no seu jumentinho,com uma foice e de quebra uma cabaça.Eu olhava,olhava e não via nada além do que está lá(as crateras lunares),mas eu dizia que via,para ela não ficar triste.Hoje eu acho tão engraçado,como o povo soube"anordestinizar" o Soldado Guerreiro da Capadócia,substituindo seu lindo cavalo Branco,por um jumento e sua lança,por uma foice.Com o tempo ,as terríveis assombrações foram dando lugar a outras,às preocupações da vida,hoje sim,às vezes me tiram o sono.
Mas,das lendas mais lindas que já ouvi,foi esta lenda Cearence:A Lenda da Caribamba;e para a mesma foi feita uma música que eu canto quase todos os dias.
Era uma certa vez
Um lago mal assombrado
Onde sempre se ouvia uma caribamba cantando assim:
Amanhã eu vou
Amanhã eu vou
Amanhã eu vou
Amanhã eu vou
A caribamba,ave da noite
Cantava triste lá na lagoa
Amanhã eu vou,amanhã eu vou
E Rosabela, linda donzela
Ouviu seu canto e foi pra lagoa
E Rosa Bela linda donzela
Ouviu seu canto e foi pra Lagoa
A taboa laçou a donzela
Cabôclo d'agua ela levou
A caribamba vive cantando
Mas Rosabela nunca mais voltou
Amanhã eu vou
Amanhã eu vou
Amanhã eu vou
Amanhã eu vou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.