sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"RASGAI O CORAÇÃO E NÃO AS VESTES"

Rasgar as vestes,raspar a cabeça e se cobrir de cinzas,era um costume antigo para o povo hebreu.Certamente esse gesto deveria chamar atenção de todos e podia suscitar nos transeuntes,diversos sentimentos;desde a consciência de sua culpas também,até mesmo a especulação interior das maldades da criatura extravasando ali,seu arrependimento em público.Ninguém,poderia afirmar,se o gesto era real,ou somente de cunho externo;isso não nos pertence,somente aquele que é OMNISCIENTE o sabe.Contudo,o que de fato,realmente fazia a diferença;é que havia uma CONSCIÊNCIA,dos erros cometidos.Jesus o CRISTO,vem com rever a metodologia do ato de penitência,dizendo:RASGAI O CORAÇÃO E NÃO AS VESTES.Deixando claro,que actos externos,podem não condizer com o real sentimento da pessoa.Não há como realmente definir o que é o pecado;mas dar pra ter uma noção de que seja algo que que causa uma (des)graça;na vida integral do ser humano;por algo que feriu extremamente a quem nos criou,a quem nós ferimos,e muito mais a nós mesmos.Nessa dinâmica trina,entre Deus,o homem e seu semelhante;há uma co-responsabilidade muito além do que imagina-se;tanto é que,enquanto mais o homem moderno,tenta livrar-se do "estígma",como diz-se,do pecado,e ser absolutamente livre de qualquer julgo;não tarda muito,para que um "buraco negro",denuncie,sua fragilidade,quando as coisas não saem tal e qual como ele esperava
justo,quando julgou,conhecer e dominar o terreno,ter táticas e habilidades que lhe assegurassem
maestria plena,sobre si e o outro.
Quem não ouviu a célebre frase:O perigo mora nos extremos!O fato é,que se antes existia uma obsessão e caçassação mórbida pelo pecador e seus horrendos pecados;a perda na noção do mesmo,trouxe prejuízos incalculáveis;perdas e danos,que não são de cunho judicial somente,mas de cunho da própria VIDA INTERIOR,que se encontra no caos.Isto é (des)graça,estar fora,da graça,da harmonia consigo mesmo.è impossível,viver sem o conflito entre humanos.O FERRO SE AFIA COM O FERRO E HOMEM COM O SEU PRÓXIMO;porém,ao descartar essa consciência de podemos viver isentos de julgos,nem de Deus,nem de seu irmão e nem de si,pode nos remeter a falsa ilusão de que somos grandes conquistadores,sobretudo da nossa felicidade ,sem reservas,sem olhar pra trás,sem medo,sem culpa,sem demora..urgentemente ser FELIZ.De início,tudo conspira e todas as cores do arco-íris vêem multicolori,mas também,camuflar,o que,ou quem ficou ferido lá atrás,e o que espera mais adiante.DE QUE VALE AO HOMEM GANHAR O MUNDO INTEIRO E PERDER SUA PRÓPRIA VIDA?.Essa vida,é algo que somente cada um pode dimensionar apartir de si mesmo,mas de modo geral,é a vida na GRAÇA.Essa graça,é capaz de sustentar e conduzir o homem pelo caminho e para o caminho que não conduz a sua auto-destruição,porque não o ilude,mas diz a VERDADE;que esse CAMINHO,é duro e penoso,é estreito e cheio de obstáculos,e que muitas vezes podemos,nos sentir,não os últimos dos moicanos;mas OS ÚLTIMOS IDIOTAS,do planeta;de quem realmente se dar bem,são àqueles que vivem intensamente;e que nossos esforços pessoais,em busca de fazer o certo,só nos fragilizou e nos fez cobaias perante quem realmente é esperto...Quando profiro,este discurso,é primeiramente dirigido a mim,quem se identificar nisso ou naquilo,será de sua vontade,de seu livre arbítrio.Também,não é por um medo do pós morte,como é comum em todas as culturas,crenças e religiões;mas por algo que nem mesmo eu,poderia,ou saberia explicar,vem de uma necessidade muito interior de fazer direito,de uma natureza,voltada para bem,mas não é somente esse bem menor,mas sobretudo,para um bem maior,O SUMO BEM.
Rasgo o meu coração,e me arrependo da transgressão à co-responsabilidade ,quando feri profundamente a quem me criou, a mim mesma e a quem me cerca;e peço perdão,e apresento o desejo sincero de sair dessa (des)graça,e entrar na GRAÇA,que me restitui,coisas que talvez,não sejam para o bem,que ilusiono que seja;mas :Para a restauração das minhas forças,pois enferma me encontro.Para a recuperação da minha vista,pois cega me encontro.Para a minha liberdade,pois presa e cativa me acho...
SUMO BEM,apodera-se da minha vida em nome de JESUS,e faz em mim,uma criatura nova,sou tu OBRA começada,completa em mim aquilo para qual tu me criaste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.