sexta-feira, 17 de julho de 2009

Dia 20 de Julho celebra-se o dia do AMIGO,é uma data reservada no calendário para enaltecer uma das dimensões do amor: o àgape(o amor de Deus por nós),o erótico{o amor entre os amantes),e o fraterno(o amor entre os irmãos).No entanto a amizade é tão sublime que contempla as três dimensões,fazendo-se indispensável a mesmas.Todas as civilizações e culturas desde os primórdios,deixaram para nós um legado de testemunhos de amizades;estas na alegria e tristeza,na religião e até nos campos de batalhas.Poetas,historiadores,escritores,músicos ,pintores,artistas,os grandes épicos;todos falam do valor de se ter amigos.Uma das civilizaçôes que mais prezava o valor da amizade ,era a celta;eles acreditavam que um grande amigo,é mais do que conceituamos hoje,eles acreditavam que alguém predestinado para nos encontrar aqui nesta vida e formar uma aliança,e a este ou esta,chamavam-no de minha ANNA CARA,que quer dizer,alma amiga.A Bíblia Sagrada também nos fala de grandes amizades,a exemplo de Davì e Jõnathan;que por sinal tem causado grande polêmica entre a igreja e as comunidades gays,pelo fato de Daví ter declarado para Jônatha,que o amor que nutria por ele,lhe era mais precioso do que o amor das mulheres.A amizade de Ruth e Noêmi,não chega a ser polêmica mas pode para alguns,ser duvidosa,por se tratar de uma nora e sogra.Maria e Izabel,Jesus e seus discìpulos,e com Lázaro por quem chorou;,Jesus e João,o dicìpulo que Ele mais amava,e com maria Madalena,e essas também causam polêmicas,seguidas da de Paulo e Timóteo.De forma particular,eu deixo as questões sexuais de lado e primo pela amizade que estas pessoas viveram.Voltando para os nossos dias,o mundo virtual,possibilitou uma amizade globalizada,estaticamente falando,não faço idéia de quantos sites de relacionamentos existem e quantas pessoas interagem através destes com todos os aparatos tecnólócicos possíveis.Que digo eu de mim,se há dois anos atrás imaginaria ter amigos virtuais,da ìndia,Sudão,Arábia Saudita..è de fato uma prazer intercultural e se os conqistei e são fieis a mim,devo corresponder pois disse o poeta Exuperry:Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos.No entanto jamais posso deixar de considerar como verdadeiros amigos,aqueles a quem vejo e toco,aqueles que sorriem e choram comigam,que me aturam nos dias de "bofe inchado" e eu a eles,que rezam por mim,que rezo por eles,que trocamos confidências e fuxicos...Sem contar que tenho três amigas DO ÙTERO,as minhas filhas Ana Paula,Mariana e Géssica.Vou citar alguns nomes,porque amigo tem nome;ou apelidos,desde os carinhosos aos engraçados.Começo plos da infância,Leomax ,a quem chamo de Leo,tantas lembranças de "um tempo de inocência". Jackeline Tavares,uma mulher pra lá de arreatada e Raniel Quintães,O POETA, Maninha,estes me ensinaram a SER EU MESMA.As meninas da Pastoral da crisma,que são extensão da minha família,minhas irmãs Màrcia e Elaine.Os eclesiáticos:Erinho,Roberto,Naelson,Gustavo,Evanilson,pe,Antônio,Pe.Edvar.Pe.João Jorge.Júlio césar o meu pote de melanina,Flávio Santos que resumo numa frase"ò metade adorada de mim.Tem ainda um um outro tanto de amigos que já se foram dessa vida,ou da minha vida,mas que não esqueço o quanto foram importantes pra mim,e se hoje não fazem mais parte do meu círculo de amizade,mas partiram levando algo de bom,como deixaram de si também,se partiram foi porquê deveriam ficar só por uma estação de primavera,verão,outono ou inverno;seria injustiça da minha parte senão mencionasse o meu ex-marido Seba,que ficou comigo em todas as estações por 24 anos,mas que precisou partir para encontrar respostas que só ele sabe.Para estes todos,ofereço o salmo do amigo e uma ALIANÇA de eterna amizade e gratidão.

Meu amigo é um pedaço de mim;

È uma parte de todo o meu ser;

Me ensina a mar,me ajuda a viver;

Faz sorrir e cantar,a beleza de ser.

Um amigo fiel,vale mais que um tesouro;

È um pedaço do céu,mais que o sol,mas que o ouro;

Sabe dos meus segredos,me ajuda a vencer;

Me liberta do medo,e me faz firme ser no amor.

P.S EU AMO VOCÊS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.