segunda-feira, 20 de julho de 2009

DEIXA EU TE CONTAR UMA COISA....

Quando eu vi estas fotos da sala arquelógica do Museu Histórico de Monteiro;eu confesso que senti um misto de saudades do tempo em que trabalhei lá,de alegria ,porque outros iriam ver essas imagens e também de anulidade de mim mesma,pelo fato deste trabalho está lá,e quase ninguém saber que é MEU.Isso mesmo.Tudo começou,quando eu estudava teologia e meu professor de Historia da Igreja o Pe.João Jorge Rietveld,nos "desafiou' a pesquisar-mos sobre a história da igreja local,desde a chegada do homem branco ao Cariri Ocidental.Como eu gosto de um desafio,fiquei logo ansiosa para iniciar.Porém algo mais me intrigava,ou me invejava,pois eu já tinha conhecimento de achados arqueólogicos em São João do Cariri,Umbuzeiro,Camalau,e sabendo que os indígenas viveram num triângulo de serras que compreendia a nossa região de Monteiro,eu dizia para mim :Aqui tem que haver sítios também;mas onde???E nesse silêncio "incomodante",eu ia na minha mente bolando estratégias que me levassem a encontrar o ponto de partida.Nesta época,eu era locutora do programa Cristo Em nossos Lares,e tinha conhecimento do alcance do referido programa na área rural;então lancei no ar uma pergunta,aos caçadores,e donos de terras,se tinham conhecimento de Letreiros dos Flamengos nas pedras,pois se eu usasse o termo "desenho rupestre ou sítio arqueológico",talvez nunca tivesse tivesse encontrado nada.As pessoas identificavam a Arte Rupestre como sendo vestígios dos holandeses (também conhecidos por Flamingos)que invadiram o Brasil em 1624. Meu Deus;não tardou muito para que chegasse a primeira informação.O sítio pedra Atravessada(na época pertencente ao Sr Tércio Rafael-in memorian),olugar era conhecido como o Pé de Ema,porque eles identicavam apenas um desenho que lembrava uma pegada de Ema.Meu pai me levou lá ;era por volta de 16:00 hs da tarde e o lugar era de difícil acesso,tive que subir muitas pedras com a ajuda do meu pai que me puxava pelo braço.Eu levei apenas uma máquina fotográfica,um lápis grafite,folhas de ofício e um coração a mil por hora.quando enfim cheguei a lage eu não via quase nada e por pouco não me desesperei,é que na verdade eu estava pisando sobre os desenhos,e não eram vermelhos,era perfurados na pedra,expostos ao sol e chuva,feitos através uma técnica conhecida por ITACOTIARA,ou ITAQUATIARA,semelhante a da Pedra do Ingá.Quando olhei novamente e com mais calma,eu fiquei em êxtase com aquele lugar;milhões de pensamentos permeavam a minha mente de curiosa a Historiadora e arquelóga.Sentei-me no chão e me pus a percorrer os desenhos com as pontas dos dedos,para comprendê-los melhor.Compreender apenas para desenha-los no papel,decifrá-los não estava ao meu alcance ,não sou académica na área.A maioria eram abstractos,mas havia os Zoomórfos(figuras de animais),astros,e numa pedra sobreposta à grande lage, havia uma uma figura humana;a tal pedra era conhecida por A pedra do sino ou pedra Tinideira devido ao som que produzia se fosse tocada por outra pequena pedra,o Pai da Geo-Història do Cariri,Irineu Joffly,chamava de "pedras percurtidas" pelo som metàlico que produziam;logo minha imaginação fliu de maneira que pude ouvir aquela pedra sendo tocada,convocando aquela gente para uma celebração,um ato político,um estudo...quem sabe.Fotografei alguns desenhos e e quando vi,já estava anoitecendo e meu pai,chamou-me para sair dali,pois era infestado de cascavéis já era a hora delas saírem para caçar.Nesta noite eu bem que tentei dormir,mas não consegui,estava ansiosa demais,havia achado o fio da meada.O próximo passo seria comunicar ao meu professor e programar uma ida dele e dos demais colegas de curso;isso aconteceu depois,num domingo,dia 30 de Novembro,Festa de Cristo Rei,todos os cursista de Monteiro e de outras cidades do CaririOcidental,estiveram lá no Pe de Ema e eu havia encomendado as louceiras da região todos os vasos sagrados feitos de barro e lá celebramos do nosso "Jeito"segundo a nossa crença,onde há não sei quantos mil anos,pessoas também haviam celebrado do se "Jeito",segundo a sua crença...CONTINUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.