domingo, 25 de julho de 2010

GRANDE MÃE

Grande mãe,ou Great Mother,é como os meus amigos indianos asim me chamaram,quando lhes comuniquei que ira ser avó.Este título muito me honrou e chamou-me àtenção,bem como provocou-me uma reflexão sobra a diferença entre o Ocidente e o Oriente sob a visão que ambos continentes teem por seu familiares.O idoso,para os orientais,é uma pessoa que merece respeito,atenção,carinho,segurança,proteção; e perante um problema na família,é o primeiro a ser consultado,pela carga de experiência e sabedoria que adquiriu ao longo de sua vida.O contrário,em salvas excessões,acontece com os ocidentais;a pessoa idosa,é tratada como objeto inútil ou sem valor,pois nada mais produz e perde seu status e seu direito de falar ou ser ouvido e não raras vezes,é tratado com grosserias pelos mais jovens,incluindo seus prórios familirares,com "títulos",nada estimulantes socialmente,afetivamente e consequentemente psicologicamente... é velho(a) esclerosado(a),gagá,senil...O seu tempo já passou..isso era no seu tempo.
Nas culturas mais antigas,as mulheres idosas desempenhavam um lugar quase de deusas.Elas eram responsáveis pela instrução dos ancestrais,no que diz respeito a religião,costumes,tradições e costumes,aconselhamentoe , estratégias de guerra e cura para as doenças ...Em cada chazinho,que hoje tomamos,há uma lembrança destas sociedades matriarcais,onde na natureza,ou na Farmácia de Deus,como costumo denominar,as mulheres conheciam as ervas e seus poderes curativos.Resiste ainda,as histórias de famílias passadas sempre pelas mães.A Bíblia Sagrada fala que "Maria guardava todas estas coisas em seu coração"(Lc).Foi com base nas pesquisas,nas conversas que médico e evangelista grego Lucas,teve com maria,que assim pôde escrever sobre a infãncia de Jesus,pois só Maria poderia lhes falar com precisão das histórias passadas com Jesus.Maria por sua vez,ouviu de sua mãe a sua própria história e Ana,mãe de Maria é a padroeira das avós.Conhecida também,por Senhora Santana;até um tempo eu ouvia as pessoas mais idosas,denominarem o mês de Julho,por o mês de Santana(Santa Ana).Assim,foi baseado,nos avós de Jesus feito homem,(Joaquim e Ana)que passou a ser celebrado todo dia 26 de julho,o dia dos avós.
è neste ano de 2010,que pela primeira vez eu celebro a alegria deste dia.Nasceu no dia 27 de maio,data esta também do meu nascimento,o meu primeiro neto Marcus Vinícius.Muitas pessoas perguntam para mim sobre tal experiência,percebo ás vezes,algumas perguntas engraçadas;tais como:E tu ainda lembras de como cuidar de criança?Ora,quem pode esquecer de CUIDAR de outra pessoa,seja criança ou adulto,se o cuidar está fundamentado na dedicação,no carinho,na renúncia muitas vezes ,mas também na alegria imensurável de ver o outro crescer ,seja lá em qual dimensão :física,afetiva,intelectual,social.é óbvio,que preciso aprender a lidar com as novidades lançadas no mercado para os lactentes e nada mais.
So tenho a agradecer a Deus,pelo merecimento de uma graça que certa vez lhe pedi;de poder segurar em meus braços os filhos dos meus filhos(sl 127). A foto acima é do meu neto.olhar para ele,é como me olhar num espelho inexplicável.Eu canto para ele enquanto dou-lhe o banho,sempre as mesmas músicas,para que sejam um elo entre nóis dois e fique para a sua posteridade.embalo ele em meus braços cantando um mantra hebraico (Shabbat Shalon);em memória aos meus antepassados orientais.E é asim a minha vida de avó,ou de Grande Mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.